POR UMA POLÍTICA DE ANIMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
17.6.09

Manifesto “por uma política de animação e qualificação do espaço público”: a importância de assinar o manifesto 

Um manifesto é uma declaração de princípios que fundamentam uma causa defendida por um conjunto de cidadãos.

O manifesto “por uma política de animação e qualificação do espaço público para a cidade de Aveiro”, apresentado pelos Amigos d´Avenida, consiste num conjunto de 10 princípios, o qual pretende contribuir para a definição da política cultural e urbanística da cidade de Aveiro.

Porquê o espaço público? O espaço público é um local de encontro e de troca privilegiado da cidade. Contudo, é ainda pouco aproveitado. Por outro lado, denota-se a existência de um emergente conjunto de actividades culturais diversificadas e inovadoras em vários espaços construídos e não construídos na cidade. Contudo, não existe uma estratégia.

No âmbito do projecto “se esta praça tivesse 250 anos” e na organização de um programa de actividades de animação na Praça Joaquim Melo e Freitas, mobilizando vários agentes culturais da cidade, surge a necessidade de definir os princípios que orientam, mais claramente e consensualmente, a intervenção e a animação, não apenas na Praça Joaquim Melo e Freitas, mas em todos os espaços públicos da cidade.

Sendo a cultura um factor de desenvolvimento e competitividade da cidade, e o espaço público um local de todos e para todos, é fundamental intervir activamente na animação e qualificação do espaço público, de forma planeada e articulada com todos os agentes culturais e população, pretendendo ser o manifesto um documento orientador, constituído por 10 princípios, dessa mesma intervenção.

Mas o manifesto “por uma política de animação e qualificação do espaço público para a cidade de Aveiro”, apresentado pelos Amigos d´Avenida, é mais do que um conjunto de 10 princípios. É a voz de todos os cidadãos que partilham as mesmas ideias e que anseiam por uma cidade melhor, uma cidade com mais qualidade e mais animação nos espaços públicos.

Se é simpatizante do manifesto, não deixe de assinar. A sua assinatura é a sua atitude perante o desejo de ter uma política de animação e qualificação do espaço público para a cidade de Aveiro.

Raquel Pinho

link do postPor amigosdavenida, às 19:26  comentar

 
FACEBOOK
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


arquivos
2012

2011

2010

2009

2008

Comunidade
blogs SAPO